São João Evangelista

São João evangelista

Sabemos que São João Evangelista era filho de Zebedeu e de Maria Salomé.Com seu irmão Tiago, auxiliava o pai na pesca no lago de Genesaré.Pelos evangelhos sabemos também que seu pai possuía alguns barcos e empregados que trabalhavam com ele.Maria Salomé é apontada como uma das mulheres que acompanhavam Jesus para servi-lo, e também é ela que pede ao mestre para que os seus filhos sentem um a sua direita e outro a sua esquerda.
Como seus outros dois irmãos, Simão e André, era discípulo de São João Batista.Deste haviam recebido o batismo, zelosos que eram preparando-se para vinda do Messias.
São João foi também um dos quatro que estavam presentes quando Jesus revelou os sinais da ruína de Jerusalém.Foi encarregado, junto com São Pedro, de preparar a última ceia.
Por sua pureza de vida, inocência e virgindade, João tornou-se logo o discípulo amado, e isso de um modo tão notório, que ele sempre se indentificara em seu envagelho como o "o discípulo que Jesus mais amava".


Custódia da Mãe de Deus ao apóstolo virgem

Foi a João que Jesus entregou a sua mãe. Recebendo-a como Mãe, obteve o maior legado que criatura humana jamais poderia receber. Diz São Jerônimo: "João, que era virgem, ao crer em Cristo permaneceu sempre virgem. Por isso foi o discípulo amado e reclinou sua cabeça sobre o coração de Jesus.Em breves palavras, para mostrar qual é o privilégio de João, ou melhor, o privilégio da virgindade nele, basta dizer que o Senhor pôs sua Mãe virgem nas mãos do discípulo virgem."
Ensinam os padres que João representava naquele momento todos os fiéis. E que por meio de João, Maria nos foi dada por Mãe, e nós a Ela como filhos.
Fonte: Leponte


Para mim ter esse apostólo como protetor é uma riqueza muito grande pois, São João Evagelista não foi somente um apostólo, mais foi aquele a quem Jesus confiou sua Mãe, foi aquele que nos falou bem claro do amor de Deus.Ele é a expressão clara que somos para Deus filhos carentes que precisam estar com a cabeça encostada em seu peito, sentindo-se amados e escolhidos pelo Senhor.Ele aparentemente tão frágil tem uma força tão grande que é capaz de acolher e proteger a Mãe de todas as mães. Ele tem um coração tão aberto e sensível a voz do Senhor que é capaz de ouvir o que o mesmo quer quando nos fala...

São João Evangelista, exemplo de entrega, de abertura, de abandono e de AMOR.

Peço que pela intercessão desse tão amado apostólo que ele nos ensine a cada dia amar o Senhor e todos os projetos de amor que Deus tem para nós e para toda comunidade.