08 dezembro 2008

Curiosidade

Horários e fusos horários 


Os ingleses criaram o conceito de fuso horário no século 19. Eles dividiram a superfície terrestre em 24 fusos, sendo que cada um deles equivale a 15 graus.

Ou sejam, repartiram a circunferência da Terra pelo número de horas do dia. A hora zero foi contada a partir de Greenwich (Inglaterra). Do local para leste, os horários foram somados; dali para oeste, subtraídos.


Sendo assim, o Brasil, por sua extensão, acabou abarcando 4 fusos. No final do século 19, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro usava um balão para fornecer o horário oficial brasileiro.

Como ficava perto do porto do Rio de Janeiro, os capitães de navios que estavam na baía ficavam de olho num prédio no alto do morro. Quando o balão se desinflava, todos sabiam que era meio-dia em ponto e os comandantes acertavam seus cronômetros. Os métodos de marcação de tempo foram evoluindo.


Em 1921, o agora chamado Departamento do Serviço da Hora já trabalhava com relógios de pêndulo. Depois vieram os padrões de medição a quartzo, que começaram a ser trocados em 1970, quando o Serviço importou o primeiro relógio de césio 133.

Atualmente, a hora oficial do Brasil é medida com sete relógios de césio e dois de maser de hidrogênio, osciladores que geram microondas, também com freqüência altamente precisa.


Pela norma internacional, a diferença entre a hora gerada no Brasil e a que vem do Escritório de Investigação da Hora, na França, não poderia ser maior do que 100 bilionésimos de segundo.

Mas o Observatório Nacional já consegue uma diferença quatro vezes menor, de 25 bilionésimos de segundo.
Fonte 









 

Nenhum comentário: