05 dezembro 2008

São Francisco Xavier - Padroeiro dos missionários



Francisco Xavier nasce no castelo da família, em Navarra (Espanha). Seu Pai, Dr. João, é homem de posses, formado em Direito pela Universidade de Bolonha. Sua mãe D. Maria, cria seus filhos na fé e na piedade cristã. Francisco é o caçula de cinco irmãos.

A irmã mais velha, Madalena, sendo dama da rainha Isabel de Castela, renuncia ao mundo e torna-se monja. Francisco tem uma infância feliz. Depois, o jogo das alianças políticas envolve a família na guerra entre Navarra e Castela. Ajudados pelos franceses, os navarros ganham a batalha de Pamplona. Mas os castelhos ganham, a guerra. A família de Xavier é punida e fica na ruína.

O pai morre e os irmãos mais velhos fogem. O jovem Francisco tem que administrar os negócios da família, dando provas de sua inteligência e simpatia pessoal.

Terminada a guerra, , o irmão mais velho, Miguel, volta a assumir a liderança da família. Francisco fica livre, então, para realizar seus sonhos: entra no Seminário de Pamplona e, logo depois, viaja para Paris, a fim de forma-se na melhor universidade da época. Tem dezenove anos e aspira, como muitos jovens daquele tempo, a fazer carreira na vida eclesiástica.

A vida nos colégios universitários de Paris é muito austera. Das 4 às 21 horas, os estudantes obedecem a um horário cheio de aulas, repetições e exercícios práticos. Às terças e quintas-feiras tem o recreio com possibilidade de praticar esporte. Francisco destaca-se nas competições de saltos

Xavier compartilha seu quarto, no colégio Sta. Bárbara, com o jovem Pedro Fabro e com um estudante mais velho, atrasado nos estudos, mas muito avantajado na experiência de Deus: Inácio de Loyola. Xavier concluí o curso de filosofia e começa a lecionar.

Inácio consegue-lhe alunos e auxilia-o nas horas de aperto econômico. Ajuda-o, sobretudo, a refletir à luz do evangelho: "Mestre Francisco, de que lhe vale conquistar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma?".

A palavra e o exemplo de Inácio conquistam aos poucos o coração de Francisco para o seguimento radical de Jesus. Xavier está presente já nos primeiros votos de Inácio e seus companheiros, em Montmartre.

E em setembro de 1534, faz os Exercícios Espirituais, durante 30 dias, sob a direção de Inácio.

Dois anos depois, viaja a pé, com os demais companheiros de Inácio, de Paris a Veneza, atravessando regiões em guerra e montanhas nevadas, na época mais rigorosa do inverno europeu. No grupo, Xavier destaca-se pela alegria e bom humor.

São Francisco Xavier morreu no dia 3 de Dezembro de 1552.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: