14 dezembro 2008

Reflexão do Evangelho


3° Domigo do  Advento ( João 1,6-8.19-28 ) 


      









Meu irmão,  

                                   
  
Vamos falar hoje de pessoas importantes do Advento, que são João Batista e Isaías, que é o profeta do Advento, por excelência. João, no Evangelho, faz alusão a Isaías, que,  no Antigo Testamento, já falava do menino que viria, que era Jesus, chamando todos a mudar de vida, a se converter e fazer com que tudo estivesse se preparando para o grande dia.
    
Na verdade, o Advento aponta para nós dois caminhos, sendo deles um para aquele que virá instaurar o Seu Reino definitivo. Isaías fala aqui no contexto após o exílio, com o povo liberto. Ele também procura apontar para o futuro, falando de um Deus que fará com que a justiça seja implantada e que a Sua Glória respladeça. 
 
Isaías, portanto, está falando dos dias que virão, em que devemos nos colocar como aqueles que constroem esse Reino de justiça, de paz, de amor, mas que começa sua construção desde já em nossos corações. Quando Isaías nos chama a endireitar o caminho do Senhor, devemos pensar exatamente nesse sentido, concretizando o Reino de Deus através de nossas ações e de nossas atitudes.

Lutando por um mundo fraterno e justo, se não observamos isso, não é culpa de Deus, mas sim falha nossa, pela nossa ganância e pelo nosso egoísmo. Cabe a nós, que somos cristãos e cristãs, preparar o caminho do Senhor.


 Nossa Senhora, como resposta da primeira leitura, exulta de alegria nesse Deus que é justo, misericordioso e compassivo. Deus sacia de bens os famintos: é esse o canto de alegria de Nossa Senhora por esse Deus que é bom, justo e generoso eternamente
.
Nós devemos colaborar com esse nosso Deus desde já para que tudo isso se faça realidade e presença no meio de nós, devemos contruir tudo isso.
No Evangelho, que tem uma relação próxima com a primeira leitura, João Batista é figura tão forte e importante que fecha o ciclo do Antigo Testamneto e abre as portas para o Novo Testamento ao preparar o caminho do Senhor, Aquele que vem.
É, assim, o Advento, que aponta não só para o futuro, mas tanbém para o Natal. Devemos nos alegrar pelo Menino que vem, mas que ainda não chegou, até porque estamos celebrando hoje o 3° domigo do Advento. Devemos correr e nos preparar, atingindo ao nosso redor.
Perguntam a João Batista quem ele é, já que ele é confundido com o próprio Messias, tamanha era a sua força e seu seguimento, formando discípulos, como Santo André.
 Todavia, João não fica com esses discípulos para si, pois sabe bem o seu papel de apontar o caminho a seguir. Na verdade, João Batista é muito mais do que um simples profeta, que é aquele que anuncia a vontade de Deus e denuncia as injustiças que vão de encontro ao plano de Deus. João tem uma missão toda especial que é nossa também, pricipalmente na preparação para o Natal.
João batiza no sentido de conversão, para que o povo se preparasse para a vinda do Senhor. O batismo que recebemos também deve ser sinal de conversão. Nós devemos ter toda essa simplicidade e humildade de João Batista. Ele diz que não é digno de desatar as correias das sandálias de Jesus. É um homem de Deus simples e humilde e que Deus torna forte, é isso que Nossa Senhora cantou no Magnificat, porque Deus eleva os humildes.
Assim é o nosso Deus e assim será eternamente. Que nós possamos cumprir com a nossa missão, fazendo como João Batista fez, não só nos preparando individualmente, o nosso papel é chamar as famílias e as pessoas com quem convivemos no dia a dia para essa preparação, com amor e humildade.
   
É esse o chamado de São João Batista e de Isaías: preparar o caminho do Senhor. Não esqueça, que, "Aquele que nos chamou é fiel, Ele mesmo realizará isso". Somos chamados, eleitos,  escolhidos do Senhor".
Que nós possamos estar caminhando decididamente para o Natal com Jesus. Amém.
                                                                                                                                         
                                                                                                                                            




                                                                                                                         Postado por: Maria Liliana

Um comentário:

Unknown disse...

Liliana vc é o João Batista de nossas vidas.bjim
Obrigado por seu exemplo e dedicação.