12 dezembro 2008

St. Juan Diego

 Hoje é dia de Nossa Senhora de Guadalupe, conheceremos um pouco sobre ela amanhã, hoje vamos conhecer St. Juan Diego, o índio para quem Nossa Senhora apareceu.


Não está toda história aqui no nosso blog para o post não ficar muito grande, para continuar lendo clique no link no final do texto. Vale a pena!!!




JUAN DIEGO nasceu em 1474 em Cuauhtitlan (México). O seu nome era Cuauhtitlantoadzin; baptizado em 1524, com 50 anos de idade, mudou o nome para Juan Diego segundo o hábito dos missionários que davam o nome de João a todos os baptizados, acrescentando-lhe outro particular, neste caso Diogo, conservando entretanto o nome indígena.

O seu baptismo foi fruto de uma convicção profunda, mudando o seu pensamento, o seu ser e o seu modo de vida. Também se baptizaram alguns dos seus parentes, entre os quais um tio a quem foi dado o nome de João Bernardino e sua esposa recebeu o nome de Maria Lúcia. 

O missionário responsável pela evangelização e catequização desta tribo foi o franciscano Frei Toríbio de Benavente. Juan Diego tornou-se um cristão fervoroso e fazia um percurso de vinte quilómetros, na ida e volta, para participar na santa Missa em Tlatelolco. 

Aproveitava estas celebrações para aumentar a sua instrução religiosa e, ao mesmo tempo, venerar a Virgem Mãe de Jesus. Isto revela a profundidade da sua fé e Juan Diego começou a ser conhecido como homem piedoso, de intensa espiritualidade, amigo da oração e concentrado na meditação dos mistérios religiosos.


Continuar a leitura Vaticano.


Nenhum comentário: