11 dezembro 2008

A Via Purgativa por Dom Alberto Taveira

Olá!



Segue agora a ultima parte da formação de Dom Alberto Taveira.

Nesta ultima parte Dom Alberto vem nos falar de uma coisa muito importante, que é a maturidade espiritual e as suas etapas. Como é importante a cruz, como é importante o deserto espiritual neles vemos o quanto estamos maduros. Nos mostra ainda que a paixão tem que acabar e o que tem que ficar é o amor, amor pela missa, amor pelos os irmãos, o amor pela vocação e pela missão a nós confiada, e acima de tudo o amor por Jesus e pelo seu projeto de salvação.


Irmãos que possamos nos abrir a maturidade espiritual, deixar de viver de sentimentos e acreditar que mesmo sem o entusiasmo do primeiro encontro, Deus ainda nos chama e esta ao nosso lado nos capacitando e nos ungindo, a única coisa que não devemos perder é a simplicidade de reconhecer de que nada somos sem a graça de Deus.


Não se esqueçam de ler e de deixar o seu comentário ele nos é muito importante!


A Via Purgativa


Depois do período de iluminação, as graças sensíveis serão menos sentidas, Deus começa a tirá-las. Ele não tira só as graças, mas nos convida a uma doação mais profunda, os atrativos interiores que antes envolviam a nossa sensibilidade não conseguem suscitar aquela doação cheia de entusiasmo, aquela música que você achava a mais linda não meche mais com você, a adoração não empolgar mais tanto quanto antes.

Conhece a história de são Geraldo? Ele era sacristão e passava na frente do sacrário e se ajoelhava, passava, voltava e fazia o mesmo, tinha aprendido assim; aí, ouviu uma palavra de Jesus que dizia: "Geraldo que 'negócio' é esse, você já fez quando chegou, depois vai fazer quando for embora, toda hora faz genuflexão, deixa de ser bobo, Geraldo." Ele olhou para Jesus e disse: "bobo é o Senhor que fica fechado nessa caixinha o dia todo" (veja a simplicidade dele para conversar com Jesus).

Mas o que está acontecendo neste período? Deus, no fundo está dizendo: "quero ver se você me escolheu mesmo ou é só empolgamento". Ele tira as graças sensíveis e tem gente que numa hora dessas acha que não tem mais vocação, porque não está sentindo do mesmo jeito que sentia antes, não tem mais aquele empolgamento. Deus está começando a tirar só a poeira. Depois vêm as coisas mais sérias.

Jesus crucificado começa a ser mais compreendido. Podem-se encontrar forças para vencer essas primeiras dificuldades. Deus quer purificar mais profundamente a alma, por isso, nesta fase podem surgir provações, tormentos, escrúpulos em relação à vida passada, tentações nos pensamentos de tal maneira que você não sabe distinguir se são tentações ou pecados, se é consentir ou sentir. Sentir não é pecado. O escrupuloso não tem a confiança clara na graça de Deus. Podem aparecer dúvidas de fé, sobretudo, quem é muito racionalista tem que perder esse racionalismo.

Essas provações, em geral, são defeitos ligados à vida passada, maus hábitos que se formaram e Deus fazem com que eles apareçam outra vez para que sejam iluminados. No fundo Ele está dizendo: "vou mostrar quem você é para você crescer!". Não se trata de uma grande purificação, é uma raspagem da primeira capa de "gordura" que se acumulou, mas a gente passa momentos dolorosos, mesmos porque são as primeiras e reais dores espirituais que encontramos e também porque inexperientes e com uma unidade com Deus pouco desenvolvida, nasce na alma uma grande confusão, tem-se a impressão de ter regredido, aí se diz: "antes eu era melhor, agora que eu comecei no caminho de vida espiritual parece que sou pior que antes". Então, você passa por dores e essas dores são explicadas pela luz que o Senhor envia a alma fazendo ver a si mesmo de maneira diferente, mas essas provações não são mais que a presença de Deus na alma, é Deus que começa a trabalhar e penetrar profundamente em nosso ser.

Tem algo que você precisa entender mais: você não está aqui só porque disse "eu quero"; houve uma graça de Deus que olhou para cada um diretamente, cada um com sua história, Ele pensou em entrar diretamente na sua vida, Deus tem alguma coisa a ver com você, é alguém que se relaciona com você, e só Ele é capaz de se relacionar conosco sem violentar a nossa liberdade, não desrespeita a nossa liberdade, nem pode.

Neste período inicial há dois perigos, alguém pode dizer: "antes eu vivia bem, agora que comecei a amar a Deus de todo meu coração vem esses tormentos, isso quer dizer que essa vida é impossível, que eu dei um passo errado, que era melhor antes"; é o perigo do desânimo que pode se apossar de nós, estes e outros motivos põem facilmente a alma no estado de cair em pecado por causa da carência de força e vitalidade espiritual. Quando a alma está esgotada e exausta, então, o demônio pode fazê-la cair.

O outro perigo é o oposto ao desânimo, é deixar de lado o problema e não querer enfrentá-lo, a pessoa não toma sua Cruz e desperdiça o seu sofrimento, torna-se uma pessoa tolerante, relaxada, oposta ao escrúpulo, ela vê tudo muito simples não porque tenha vivido bem a purificação, mas porque não teve coragem de aceitá-la e encará-la, esta alma não pratica o mal, porém ficará superficial. Tem gente que se entrega a Deus e fica assim, sem unção, porque não deixou Deus cavar na sua alma o processo de purificação.

A única maneira de reconhecer a Cruz de Cristo é no momento presente, amar e doar-se aos outros. O amor ao próximo nos leva além do que a nossa alma experimenta, fazendo-nos encontrar no contato com o irmão o próprio Deus. O amor ao próximo e a comunhão com os irmãos é o caminho para superar as provações, Deus nos envia justamente porque deseja que passemos além de nós mesmos, dos sofrimentos e das misérias e isto não se consegue fechando-nos em nós mesmos; às vezes é suficiente abrir a alma ao confessor. As outras pessoas não deveriam nem mesmo perceber o que se passa na nossa alma.

Baseado em uma palestra de D. Alberto Taveira Coréia em Palmas, 06 de junho de 2005



Foram varias postagem falando de temas riquíssimos para a nossa forma de vida tomara que vocês tenham lido e gostado, e que as palavras contidas nessas formações tenha enriquecido a vida e a vocação de vocês!

                                                       Postado por Mª Auxiliadora Nicolau da Silva

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho passado por tudo isso que o Bispo descreve.Minha vida espiritual está fragilizada,mas minha única certeza e esperança é do amor de Deus por mim.
Um abraço a todos.
Eliana

Unknown disse...

Procurando ler sobre a Via Purgativa encontro este texto esclarecedor. Desde 2010 temos um Apostolado que promove a pratica ascética usando o CILICIO e DISCIPLINA entre leigos e religiosos, acompanhando nossas orações diarias. O uso do cilicio tem salvado muitas pessoas que acreditamos após trilharem uma via doloroso encontram este caminho. São inúmeras libertações.O uso do cilicio acompanhando as orações principalmente o terço e o rosário tem salvado centenas de vidas.Se interessarem saber mais façam nos uma visita: https://www.facebook.com/cilicios/