29 janeiro 2009

A importância da oração pessoal

Oração Pessoal.


Oração Pessoal é um termo muito falado na RCC, dada a sua importância na vida do cristão, na vida daquele que deseja ter uma vida plena no Espírito Santo. Mais do que um dever cristão, é uma necessidade humana. Trata-se de um momento de intimidade com Deus, um diálogo entre criatura e criador, entre o filho e seu Pai Celeste que é inteiramente Amor. Significa, pois, uma troca de amor entre o ser humano e Deus.

 
Assim, o orante se apresenta diariamente ao Senhor porque tem a necessidade de encontrar-se com Aquele que ama e por quem é amado, precisa de um momento a sós com Aquele que é bom, que tudo sabe, que tudo pode, com Aquele que é pura Misericórdia, que compreende o que ninguém, por melhor que seja, compreenderá. Precisamos avaliar e aprimorar o nosso relacionamento com o nosso Deus.

 
Não se trata da simples devoção de fazer orações, mas é um crescimento contínuo de intimidade com Deus, um desafio de irmos sempre mais “além do deserto”. Em sua Carta aos Colossenses, São Paulo diz que ora por nós para que Deus nos conceda perfeita sabedoria e penetração espiritual (Col. 1, 9). Como penetrar na glória de Deus? Como escutar o coração de Deus? Não existe outro meio senão a Oração Pessoal. Este momento de oração a sós com o Senhor significa abrir-se ao louvor sincero que brota do coração; é voltar o coração para Ele e prostrar-se diante de Sua Majestade em perfeita adoração; é rasgar o coração em Sua presença apresentando ao Deus Misericordioso nossas fraquezas, insatisfações, dores, chagas, necessidades, súplicas; é escutarmos Sua voz que está sempre a nos falar; é nos deixarmos inundar pelo Espírito Santo.

 
Oração Pessoal implica em espontaneidade; colocar-se na presença do Senhor de coração aberto, partilhar a vida, falar das próprias coisas para Deus e escutar porque Ele também quer falar de Suas coisas para nós. Sempre me recordo daquela belíssima passagem bíblica de Jeremias 33, 2-3: “Invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.” Deus quer dar direção às nossas vidas, quer nos dizer o que fazer, o que não fazer, o que mudar, para onde ir, para onde não ir, como servir, etc. Precisamos andar conforme a revelação e a condução de Deus. Não podemos andar “batendo a cabeça” pelas paredes da vida, precisamos ter uma direção e só Deus pode mostrá-la. O Senhor quer nos orientar em nossa vida pessoal, social, eclesial, familiar, profissional, etc. Quer dizer como devemos exercer nossos Ministérios. Afinal de contas, não basta servir a Deus; é preciso servi-lo de acordo com a Sua vontade e com o Seu plano. Não se pode conceber alguém que esteja à frente da batalha, servindo ao Senhor nos Grupos de Oração, nas Pastorais e na Evangelização, que não tenha intimidade com Aquele que envia. No Evangelho de São João, Jesus nos diz que só ouve a voz do Pastor aquelas ovelhas que a conhecem. Este conhecer a voz de Jesus, o Pastor, somente se dá através do exercício chamado Oração Pessoal. É possível que muitos de nós estejamos nos confundindo com outras vozes que não a de Jesus, porque nossos ouvidos não estão treinados, nem apurados pelo exercício da Oração Pessoal.

 
Nada substitui a Oração Pessoal: nenhum Terço, nenhuma Novena, nenhuma Via Sacra, nenhum CD de música católica por melhor que seja a letra da música, nenhum serviço pastoral. Falando nisso, se o serviço na Igreja tem me impedido de ter um tempo de oração pessoal com Deus, algo está errado!!! Tudo isso é muito importante, porém não configura oração pessoal, que tem como pontos cruciais a espontaneidade e a direção dada pelo Espírito Santo, ou seja, a cada dia minha Oração Pessoal será diferente, porque é o Espírito que a conduzirá e Ele é criativo. O Terço, a Novena, a música, a Via Sacra podem até favorecer o clima para a Oração Pessoal; entretanto, não podem substituí-la.
 
Pelo menos três pontos precisam ser observados por quem quer entrar neste novo patamar de intimidade com Deus. O primeiro é ter um tempo reservado para a Oração Pessoal. Em verdade, temos tempo para tudo o que queremos, porém nem sempre o temos para ter um encontro com Aquele que nos deu a vida. Neste tempo reservado nada pode interferir: nem telefone; nem a novela; nem a partida de futebol na televisão; nem a conversa com os filhos, marido ou esposa; nem os vizinhos; nem os afazeres do dia a dia. Reservado este tempo, precisamos atentar ao segundo ponto que é a fidelidade a este horário. Em verdade, quando marcamos um encontro com alguém em determinado lugar, esta pessoa fica nos aguardando e é deselegante chegar atrasado ou nem chegar. Precisamos, pois, ter disciplina para estarmos sempre no lugar marcado com a Santíssima Trindade, nosso Deus querido; Ele com certeza estará lá no horário combinado. O terceiro ponto importantíssimo é a questão da perseverança. A perseverança é uma virtude pouco encontrada no ser humano. No entanto, é por ela que se alcança as maiores graças. Não podemos deixar de conversar com o Senhor nenhum dia sequer.

 
Oração Pessoal não pode ser encarada como um fardo, uma obrigação, o cumprimento de um protocolo; ao contrário, é o momento do refrigério, do abraço do Pai, da troca de amor com o Senhor, de entrar no coração de Deus.




Exercício espiritual:

Reflita sobre como vai a sua vida de oração pessoal. Se você ainda não faz oração pessoal, escolha um horário, combine com o Senhor este encontro diário e peça ao Espírito Santo que lhe torne fiel e perseverante a ele.
E lembre-se o Senhor é sempre misericordia, mesmo que você em algumas vezes não conseguir, não perca tempo e volte, pois o Senhor estrá de braços aberto para junto com você recomeçar!
Jesus te ama!!! 
Fonte: rccrj.org.br
*** Não esqueça de deixar o seu comentario, ele nos ajuda muito!!!  
Postado por Mª Auxiliadora







Nenhum comentário: