11 janeiro 2009

Reflexão do Evangelho -

                             O Batismo do Senhor Mc 1,7-11





O Evangelho deste domigo celebra a Festa do Batismo do Senhor, do encontro de Jesus e João Batista nas margens do Rio Jordão, Jesus foi batizado por João. Nos é proposto hoje e faz parte de três cenas inicias, nas quais Marcos apresenta Jesus como o Messias, Filho de Deus. Nesse trípico, fica desde logo definida a missão específica e a verdadeira identidade de Jesus, que depois são desenvolvidas e completadas ao longo do Evangelho.

Depois de ser batizado, o gesto de Jessu é confirmado pelo Espírito Santo e pelo Pai com a proclamação: "Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado". O símbolo da pomba não é imeditamente claro... Provavelmente, não se trata de uma alusão à pomba que Noé libertou e que retornou à arca; é mais provável que a pomba evoque a nova criação que terá lugar a partir da atividade que Jesus vai iniciar.

O Batismo de Jesus, portanto, que Jesus é o Filho de Deus, que o Pai envia ao mundo a fim de cumprir um projeto de libertação em favor dos homens. Como verdadeiro Filho, Ele obedece ao Pai e cumpre o palno salvador do Pai, por isso, vem ao encontro dos homens, solidariza-se com eles, assume as fragiliadades, caminha com eles, refaz a comunhão entre Deus e os homens que o pecado havia interrompido e conduz os homens ao encontro da vida em plenitude. Da atividade de Jesus, o Filho de Deus que cumpre a vontade do Pai, resultará uma nova criação, uma nova humanidade.

O Batismo do Senhor leva-nos até um Jesus que assume plenamente a sua condição de "Filho" e que se faz obediente ao Pai, cumprindo integralmente o projeto do Pai de dar vida ao homem. É esta mesma atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que eu assumo na minha missão com Deus? O projeto de Deus é, para mim, mais importante do que os meus projetos pessoais ou do que os desafios que o mundo me faz?

No Batismo, Jesus tomou conciência da sua missão ( essa missão que o Pai lhe confiou ), recebeu o Espírito Santo e partiu en viagem pelos caminhos poeirentos da Palestina, a testemunhar o projeto libertador do Pai.

Nós, que no batismo aderimos a Jesus e recebemos o Espírito que nos capacitou para a missão, temos sido uma testemunha séria e comprometida, Jesus se empenhou e pelo qual  Ele deu a vida? Renovemos o nosso Batismo! Pois é esta a vontade de Deus para seus filhos.





                                                                                                                           Postado por: Maria Liliana



                                                                                   

Nenhum comentário: