18 fevereiro 2009

Temperamento!

                                                                  

















Olá!!!







Vamos dar inicio a nossa formação sobre os temperamentos, espero que seja proveitoso para o nosso autoconhecimento...






Vou começar fazendo um breve comentário sobre o que é temperamento, caráter e personalidade. Espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar o seu coméntario






TEMPERAMENTO: O temperamento é combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo. Essas características têm base na genética, na nacionalidade como também na raça, sexo e outros fatores hereditários. A formação das características do temperamento é tão imprevisível quanto à cor dos olhos, dos cabelos ou a dimensão do corpo.






CARÁTER: É o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como “essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural retocado pela disciplina e educação recebidas na infância. Podendo ser denominado como a alma do homem, que é composta de cérebro, emoção e vontade.






PERSONALIDADE: É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos. Frequentemente a personalidade é uma fachada agradável. Muitas pessoas hoje representam um papel baseados na situação do meio em que vivem, não sendo elas mesmas, mas sendo o que o meio pede que elas sejam. Podemos dizer que a personalidade esta sempre mudando de acordo com o meio em que estamos inseridos.






Num breve resumo podemos dizer que o temperamento é a combinação de características com as quais nascemos, portanto as características do temperamento sendo controladas ou não duram por toda a vida. O caráter é o nosso temperamento civilizado e a personalidade é o rosto que mostramos ao próximo. O importante é buscarmos nos encontrar verdadeiramente e nos firmarmos no que somos, pedindo ao Espírito Santo que nos ajude e controle o nosso temperamento, pois só assim seremos não só aceitos pela sociedade, mais por nós mesmos.






Nenhum temperamento é absoluto e irreversível, ele pode ser modificado quando nos dispomos a mudar e sem sobra de dúvida o melhor meio de mudança é através da graça do Espírito Santo. A palavra de Deus deixa bem claro para nós essa verdade quando nos diz na Segunda carta de São Paulo aos Coríntios 5,7 “Assim se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura: passou o que era antigo e apareceu o que é novo”. Uma vez que o temperamento é a nossa “natureza antiga”, o que o homem necessita é de uma “natureza nova” e essa natureza nova só a encontramos quando entregamos as nossas vidas nas mãos de Jesus Cristo, pela a ação do Espírito Santo que tudo faz novo.


                          Postado por :   Mª Auxiliadora Nicolau

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desta matéria.De uma forma resumida ela nos apresenta características do ser humano que devem ser conhecidas por cada um de nós.Parabéns!

danielle mendes disse...

é auxiliadora seu comentario e suas ações demostra mesmo que quando deixamos o Espirito de Deus agi em nos tudo muda e vc e prova viva ...
te amo em cristo to com muitas saudades suas ve se lembra dos amigos quando vi em recife há ja ia esquecendo um feliz aniversario adiantado bjs
sua amiga danielle Mendes.

danielle mendes disse...

e depois lembrei que vc disse que tinha msn o meu é dani_ailton_m@yahoo.com.br bjs